Desenvolvendo habilidades e reduzindo disfuncionalidades
A Análise do Comportamento Aplicada, do inglês Applied Behavior Analysis (ABA), é uma ciência amplamente reconhecida e eficaz no tratamento de pessoas neurodivergentes, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No Brasil, essa intervenção é popularmente conhecida como Terapia ABA e busca não apenas melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, mas também promover sua autonomia.
Como são realizadas as sessões de Intervenção ABA?
Os atendimentos são realizados em diversos ambientes, clínica e in loco, cuidadosamente adaptados às necessidades e rotinas do paciente para maximizar a eficácia do tratamento. Cada intervenção é conduzida com o consentimento do paciente, assegurando sua participação voluntária e criando um ambiente de confiança, fundamental para o sucesso terapêutico.
Ao longo das sessões, busca-se diminuir ou extinguir a emissão de comportamentos disfuncionais, enquanto também se trabalha para desenvolver habilidades sociais e de comunicação, aprimorar a autorregulação emocional e melhorar o gerenciamento das atividades diárias. Para alcançar esses objetivos, o terapeuta utiliza reforços positivos e outras estratégias para aumentar a ocorrência de comportamentos desejáveis, promovendo assim uma melhoria contínua na qualidade de vida do paciente. Além disso, o Analista do Comportamento, desenvolverá um plano terapêutico que, idealmente, será aplicado em todos os ambientes da vida do paciente, promovendo generalização das habilidades e um desenvolvimento contínuo.
Impulsionando o desenvolvimento e a autonomia com orientação parental
Dentro do processo de intervenção ABA, o Analista do Comportamento oferece orientação para capacitar os pais com estratégias práticas que ajudam a manejar as necessidades específicas de seus filhos, tanto em casa quanto em outros ambientes. Esse suporte garante que as intervenções realizadas pelo profissional sejam consistentemente aplicadas e reforçadas no dia a dia familiar, contribuindo significativamente para o progresso e o bem-estar do paciente. Para saber mais sobre os benefícios, leia em Orientação Parental.
Sobre a profissional responsável na área da psicologia
Psicóloga Jéssica Quirino Nicoletti
CRP 07/24752
Graduada em Psicologia. Mestrado em Neuropsicologia. Especializações em Análise do Comportamento Aplicada à Neurodiversidade, Terapia Cognitivo-Comportamental e Avaliação Psicológica. Formações em Transtorno do Espectro Autista na Adolescência e Adultez, e em Terapia Comportamental Dialética. Certificações internacionais em Intervenção Precoce e Orientação Parental.
